quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

TIRADENTES - MG

Realizamos um antigo sonho de conhecer parte das cidades históricas de MG e nossa primeira parada foi na charmosa Tiradentes. Ficamos realmente encantados por tanta beleza e por tudo o que essas incríveis cidades tem a oferecer, nossa acampada foi maravilhosa e nos deixou ótimas lembranças.

Nessa publicação centenas de fotos de Tiradentes e São João Del Rei, isso porque aproveitamos nossa estadia em Tiradentes para fazer o charmoso passeio de Maria Fumaça, que tem como trajeto Tiradentes x São João Del Rei.

O camping escolhido para nossa viagem foi o já muito conhecido Camping Tiradentes, que em seus mais de 10  anos existência faz muito sucesso entre os campistas. Tudo isso devido a sua ótima estrutura localizada em mais de 17 mil metros quadrados de área e ótimo atendimento. Deixamos aqui nosso agradecimento ao Sr Renato e todos os colaboradores do camping que nos atenderam com muito carinho e dedicação. Este camping mais que especial é cercado por muitas árvores e um bosque sendo ponto de encontro de dois rios (rio das mortes e rio dos Elvas que são patrimônio nacional e livres de poluição). Para completar essa belíssima paisagem o Camping Tiradentes ainda tem como "vizinha" a charmosa Maria Fumaça que liga as cidades de Tiradentes e São João Del Rei (os trilhos da Maria fumaça passam na frente de sua portaria e ao lado da área do camping encantando todos os campistas).


A portaria do camping é puro charme e é tradição os campistas virem até este ponto para acompanhar a passagem da linda e histórica Maria fumaça.





O camping é muito amplo e bem sinalizado, logo na entrada você encontra suas placas indicativas.

A recepção fica em um casarão colonial e está localizada ao fundo da propriedade.






A propriedade oferece diversos tipos de hospedagens e é capaz de atender muito bem a todos aqueles que procuram por um camping / pousada / etc...


A área de camping é ótima, oferece grandes espaços planos e gramados, com diversas árvores, espaço de sobra para realização de encontros e eventos além de oferecer inúmeros atrativos naturais.




















Escolhemos um espaço próximo da área de lavagem de pratos e dos banheiros, montamos nosso canto com poucos itens para economizar tempo e assim poder aproveitar ao máximo tudo o que esse paraíso tinha a nos oferecer.





Na data em que estivemos por lá estava acontecendo um lindo evento de nossos amigos do grupo CAMPISTAS E CAMPING MINAS UAI, pessoal maravilhoso com um coração enorme que nos recebeu de braços abertos, com aquele aquele típico receptivo jeito mineiro de ser, guardamos lembranças maravilhosas desse evento que foi um sucesso.


Fica aqui aquele abraço mais que especial ao nosso grande amigo Marcelo Lage Palhone, a sua família e seus amigos que não mediram esforços para que nos sentíssemos em casa.

O evento estava repleto de gente feliz, ofereceu muita diversão e teve como uma de suas atrações para animar o pessoal uma linda festa junina.









Os campistas que por lá estavam compartilharam conosco lindos registros da passagem da Maria Fumaça.





 A festa junina foi sucesso, fogueira, música ao vivo, comidas típicas e muita diversão.




O camping oferece uma ótima estrutura, conta com uma linda piscina está a disposição dos campistas.



Os banheiros são mais um dos pontos fortes do Camping Tiradentes, extremamente limpos, muito bem cuidados e pensados para oferecer bem estar aos campistas.

Os banheiros são divididos entre masculino e feminino, são amplos, oferecem vaso, chuveiro com água quente, pias, espelhos e bancos para auxiliar na troca de roupas.
A limpeza é impecável e a simpatia das senhoras que fazem a limpeza do local chamaram nossa atenção.








Está disponível para uso dos campistas um espaço tipo "cozinha", que tem duas pias, tanque, geladeira, bancada e churrasqueira.


Além de toda área plana e gramada, natureza exuberante e muito contato com a natureza, o camping Tiradentes oferece um lindo espaço com brinquedos para a criançada.




Bem próximo ao portal de entrada esta localizado um espaço para servir café da manhã (não incluso na diária de camping, mas que vale a pena aproveitar, pois tem preço super justo).


O Camping Tiradentes oferece diversos tipos de hospedagens e é capaz de atender muito bem a todos aqueles que procuram por um camping / pousada / etc... Sendo dividido em diversos setores como:
Área de camping, suítes varanda, quartos colmeia e rancho chafariz, casa um deles com suas particularidades.





O camping está localizado em um sítio que fica há aproximadamente 3 km do centro da cidade e de lá partimos conhecer a tão famosa, charmosa e magnífica cidade de Tiradentes.

Logo pela manhã Tiradentes se mostra como uma belíssima e pacata cidade típica do interior de MG, linda, encantadora, magnífica, assim é Tiradentes.


Nossa primeira parada foi no Largo das Forras que não é apenas a principal praça de Tiradentes, é para os moradores um delicioso ponto de encontro onde passam o tempo jogando cartas, vendo apresentações culturais ou simplesmente batendo papo. Para os turistas e visitantes este é um dos pontos turísticos mais conhecidos, é um local que concentra grande quantidade de pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e serviços de informação aos turistas.
Pela manhã conseguimos estacionar o carro com facilidade (algo que não acontece nos horários de maior movimento).

Nesta foto (do lado esquerdo, logo após o casarão de janelas amarelas) é possível observar uma das capelas dos "Passos da Paixão de Cristo" o Passo do Largo das Forras foi construído em 1807.

Nas cidades históricas é comum encontrarmos Passos, ou Passinhos, que é uma pequena capela onde está representada uma das cenas finais da vida de Cristo no caminho do Calvário. Até hoje as pequenas capelas são usadas nas procissões de Ramos e das Dores, durante a quaresma, quando se entoam os motetos (gênero musical polifônico surgido no século XIII, em que inicialmente, se usavam textos distintos para cada voz) próprios para a cerimônia.
As pequeninas capelas de Passos da Paixão remontam a uma tradição medieval, trazida ao Brasil pelos portugueses, de se fazer a Via Sacra fora da Terra Santa. Assim se construía os Passos rememorando episódios importantes da Paixão de Cristo.




Aqui também está localizada em um belíssimo casarão do século XVIII, a Secretaria de Cultura e Turismo (onde também está localizado o prédio da Prefeitura Municipal) que fornece informações importantes sobre atrações turísticas além de dicas sobre hospedagem e alimentação.


O Largo também tem como mais um de seus pontos turísticos a Capela do Bom Jesus da Pobreza, datada do século XVIII. Com aparência modesta (quando comparada as demais construções religiosas da cidade) a capela foi construída no período entre 1771 e 1786. Tem estilo barroco-rococó, e o interior é marcado pela imagem de Jesus Cristo em meio a um altar de madeira com pinturas florais coloridas.


 A cidade pacata ao amanhecer se mostra como bela e movimentada durante o dia. Suas ruas ficam cheias de turistas que vem em busca de seu ar puro e suas bela paisagens.







Partimos passear mais um pouco pela maravilhosa Tiradentes e chegamos a mais uma das mais famosas de suas ruas, a Rua da câmara é muito procurada pelos turistas pois esta ladeira dá acesso a diversos pontos turísticos, esta rua leva esse nome por conta do prédio da câmara municipal.






Aqui em uma pequena área "pequena praça" encontramos mais uma das pequeninas capelas dos "Passos da Paixão de Cristo" os Passos de Tiradentes foram construídos pela Irmandade do Bom Jesus dos Passos, fundada em 1721. As primeiras construções datam de cerca de 1740, tendo sua decoração sido feita pelo entalhador João Ferreira Sampaio. São elas os Passos da Cadeia, do Largo do Ó e do Largo da Câmara.



A atual casa paroquial localiza-se bem próximo à Casa da Câmara, além de uma das Capelas dos Passos – em funcionamento principalmente durante a Semana Santa – e de um busto em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, também na Praça da Câmara.



Estivemos na cidade no feriado de Corpus Christi (dia de comemoração litúrgica católica), onde observamos tradição popular de confeccionar tapetes de serragem. Tal tradição surgiu em Portugal e se difundiu no Brasil no período de colonização.
O trabalho feito por voluntários consiste em representar símbolos bíblicos, através de desenhos como  pão  o cálice, fazendo alusão à figura de Cristo e enfeitando as ruas em que a procissão da Eucaristia passará (durante a procissão os fiéis caminham por cima dos tapetes).
Em Tiradentes (MG), a tradição se mantém viva e todos os anos atrai muitos turistas e devotos que vem em busca de sua beleza e religiosidade.







A Câmara Municipal de Tiradentes foi construída no século XVIII e é datada de 1717 e chama a atenção pela ampla varanda na frente da construção. Está localizada na ladeira que leva a Matriz de Santo Antônio, maior e mais famosa igreja de Tiradentes, indica que política e religião ocupavam posição de destaque no cotidiano da cidade.

Entre 1825 e 1840, a cadeia da cidade sofreu um incêndio e uma prisão improvisada foi instalada no porão da Câmara Municipal. Dica: o visitante atento poderá visualizar um pouco da estrutura dessa prisão quando descer a Rua da Câmara e avistar o porão, bem como as pesadas e robustas estruturas de ferro utilizadas para deter os presos.


Durante a noite a rua da Câmara é puro charme...
















No ponto mais alto da rua da câmara fica a Matriz de Santo Antônio que é uma das principais atrações turísticas da cidade, datada do século XVIII é simplesmente uma obra de arte que foi desenhada por Aleijadinho, apresentando em sua fachada belas torres e em seu interior mais de 482 kg de ouro. Está localizada um dos pontos mais elevados da cidade, a igreja pode ser vista de quase todos os locais, servindo como uma espécie de lembrete para indicar a posição de destaque da religião, sobretudo no período colonial.
 



Durante a noite a Matriz de Santo Antônio encanta a todos com sua imponência...





Do pátio da igreja é possível desfrutar de uma deslumbrante vista, por se tratar de um dos pontos mais altos de Tiradentes o local proporciona uma vista para diversos pontos da cidade (como a serra de São José e outras montanhas que cercam a cidade).










Se Tiradentes já impressiona durante o dia, nos encanta com o chegar da noite. A Matriz de Santo Antônio é belíssima vista de qualquer ângulo.




A cidade histórica com muita tradição católica dá show quando o assunto é os tapetes de Corpus Christi e descendo a rua em direção ao largo do sol podemos admirar os trabalhos feitos pelos fiéis em nome desta belíssima tradição.








O largo do sol durante a noite é um convite para relembrar o passado, seus casarões e suas ruas pacatas nos transportam para outro século.





O Largo do Sol é mais um gracioso local da cidade de Tiradentes, fica bem próximo a rua direita e é um amplo espaço arborizado onde se localiza a Igreja de São João Evangelista que foi sendo construida pelos homens mulatos e que teve sua construção concluída apenas no século XIX (essa igreja era frequentada por negros alforriados). Seu interior apresenta estilos rococós e em seu altar-mor está enterrado o ilustre morador de Tiradentes Manoel Dias de Oliveira (compositor de músicas sacras). No largo do sol também fica o museu Padre Toledo (considerado como o local onde ocorreu a primeira reunião dos responsáveis pela Inconfidência Mineira).








Durante a noite os casarões e as luzes emolduram e criam ambientes para belas fotos.

É possível observar na fachada das casas essas três camadas de telhas, elas se chamam Eira, Beira e Tribeira, respectivamente de cima pra baixo antigamente quem tinha às três fileiras eram os mais ricos, quem tinha duas era mais ou menos e quem tinha uma era pobre, daí vem a expressão "Sem eira nem beira" 




A lua encantadora e hipnotizante nos fez companhia em nossa caminhada.




Passeando pelas ruas hora largas, hora estreitas e até mesmo pelos pequenos becos da cidade, avistamos mais uma igreja, a Igreja de São Francisco de Paula



É do gramado em frente à capela que se tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Um lugar para contemplar, em silêncio, o sol se despedindo no horizonte, colorindo com o crepúsculo a bela imagem do centro histórico de Tiradentes. Dali se avista a imponente Matriz de Santo Antônio e a charmosa arquitetura do centro histórico. Existe, nesse mesmo gramado, um cruzeiro datado de 1718, ano em que o então arraial de São José foi elevado à categoria de vila.
O local tornou-se icônico também pela gravação de uma das cenas principais estrelada por Ana Paula Arósio na Minissérie Hilda Furacão, quando sua personagem se despe no cruzeiro.



Outro ponto imperdível é a famosíssima rua direita ela leva esse nome devido a tradição de que
nas vilas coloniais mineiras, a primeira e principal via pública costumava chamar-se Rua Direita. Geralmente ela se localiza onde moravam as famílias mais ricas da Vila, próxima ao centro comercial. Estas ruas geralmente nos levam a uma das igrejas principais ou mais antigas da vila, e a rua situava-se “à direita” da igreja. Em Tiradentes, a Rua Direita leva a ‘’Capela de Nossa Senhora do Rosário”, a mais antiga da cidade.
Por ser uma rua que ficava à direita de uma das principais igrejas e onde moravam os ricos, eram bem cuidadas e bem calçadas. Tinha os melhores casarões e o calçamento em pedra sabão ou pedras comuns chamadas de "pé-de-moleque" eram impecáveis, diferente das outras ruas, dos menos ricos, que não tinha um acabamento tão fino. Isso se percebe andando pelas ruas das cidades históricas.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário está localizada bem perto da Rua Direita, foi construída entre 1708 e 1719 e é considerada a mais antiga da cidade. A imagem de Santo Estebão é uma das principais atrações da igreja Nossa Senhora do Rosário.





Logo no início dessa famosa rua encontramos mais um ema capelinha dos "Passos da Paixão de Cristo" Na segunda metade do século XVIII construiu-se o Passo da Rua Direita, com talha de Salvador de Oliveira e pintura de Manoel Vitor de Jesus, em estilo rococó.






Durante a noite muitas pessoas procuram a rua direita para se deliciar com as maravilhosas comidas oferecidas em seus diversos restaurantes.




Vale a pena caminhar pelas ruas de Tiradentes (não apenas nas ruas mais badaladas, mas também nas ruas de seu entorno. Encontramos por aí lindos casarões e diversos restaurantes).








Nossa próxima parada foi na Capela de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos, que foi construída por volta de 1760 a 1770. Seu interior é em estilo rococó, tem pinturas feitas por Manoel Victor de Jesus em diversos locais, como no forro, no retábulo (moldura posterior ao altar) e no arco da capela.  É muito comum encontrar nas cidades históricas "cemitérios integrados as Igrejas" (é possível ver nessas fotos e em algumas outras aqui em nossa publicação). Tal situação vem do fato de que até o século XIX ser enterrado ao lado das igrejas ou até mesmo em seu altar era sinônimo de status no Brasil.




Durante a noite ela fica ainda mais charmosa.



Esta igreja embora esteja localizada bem próximo ao centro, tem uma rua bem calma.


Um espaço que mistura o "Colonial ao Moderno" é conhecido como a Rampa das Flores. Aqui você encontra ótimos restaurantes e lanchonetes.




Como tudo em Tiradentes, com a chegada da noite a Rampas das Flores fica ainda mais bela.







Não poderíamos deixar de fazer o super concorrido passeio de Maria-fumaça.
A maria fumaça leva e traz turistas entre Tiradentes e São João Del Rey há 32 anos. São algumas viagens por dia. O trajeto segue o leito de um rio e por uma paisagem emoldurada pela serra de São José.  A velocidade do trem é de, no máximo 25 km/h. A viagem dura 40 minutos. A manobra da locomotiva para retornar aos trilhos é mais uma atração. Ela é feita manualmente pelos funcionários da ferrovia.

 São 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. Tudo isso a bordo da Maria-Fumaça mais antiga em operação no Brasil.

O ponto de partida de nosso passeio foi a estação na cidade de Tiradentes, ela está localizada logo na entrada da cidade.
 



Todos os turistas aguardam ansiosos pela chegada da protagonista do passeio...



ATENÇÃO: Seguindo sentido São João Del Rei o melhor lado para viajar é o lado ESQUERDO (olhando a Maria Fumaça de frente) pois este é o lado que garante uma vista mais bonita.


A Maria-Fumaça passa ao lado do camping, é possível observar boa parte das barracas e motorhomes...



A estrada de ferro nos leva até São João Del Rey através de lindas paisagens.

 

Grandes campos são emoldurados por lindas montanhas.



Chegando em São João Del Rei fomos surpreendidos por essa belíssima estação Ferroviária que foi inaugurada com muitas festas e a presença do Imperador Dom Pedro II em 1881. 


Linda, charmosa, histórica e fascinante.




Com ela paradinha podemos admirar toda sua beleza e imponência.


Chegando na estação ferroviária saímos com a intenção de conhecer parte dos belíssimos pontos turísticos da cidade. São João Del Rei é uma cidade cheia de Igrejas, praças e casarões históricos.
Ao sair da estação nos deparamos com muitos "guias turísticos" oferecendo de maneira insistente os passeios e dizendo que "precisaríamos de uma van pois tudo era longe"... Bom... Em algumas horas com um pouco de disposição para uma caminhada conhecemos tudo o que vocês podem observar abaixo e ainda sobrou tempo para almoçar.

Saindo da estação nos deparamos com o Córrego do Lenheiro, que tem sua nascente na Serra do Lenheiro. Esse cartão postal atravessa toda a cidade de São João Del Rei e ele foi uma das causas da atual localização da cidade. A procura de ouro, os primeiros habitantes foram seguido seu leito e habitando suas margens.










Theatro Municipal de São João Del Rei foi inaugurado em 1893 e até hoje está aberto ao público, tendo capacidade de lotação máxima com até 485 lugares. Apresenta uma arquitetura eclética, com inspiração greco-romana. O belo teatro é agora palco de uma visita guiada toda especial, unindo educação, cultura e entretenimento



O Museu da Força Expedicionária Brasileira – FEB é uma mostra da participação do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei na Segunda Guerra Mundial. Documentos, indumentárias e armas, usadas pelos soldados nos campos de batalha, registram a atuação do regimento em Montese, na Itália, entre 1944 e 1945.





São João Del Rei é uma linda cidade, cheia de igrejas, casarões coloniais, ruas e vielas que sempre tem uma bela surpresa para nos apresentar, vale muito caminhar por essas ruas que te levam a destinos centenários.





Uma rua que desperta a curiosidade dos turistas é  Rua de Santo Antônio, mais conhecida como a Rua das Casas Tortas. A rua que está localizada logo após o largo do rosário  abriga casas centenárias de arquitetura colonial. As casinhas coloniais tortas é um um cenário que rende belas fotos.







Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar
Estávamos caminhando pela cidade e fomos atraídos pelo tocar dos sinos desta linda catedral.
Apesar de constantes e rigorosas pesquisas, não se sabe ao certo a data de fundação da Paróquia. Supõe-se que isso tenha ocorrido por volta do ano de 1700. Sabe-se, no entanto, que a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar foi construída em 1721 por iniciativa da Irmandade Santíssimo Sacramento.  A atual fachada é resultado de uma ampliação frontal da nave, realizada entre 1820 e 1844, e teria sido desenhada pelo alferes Manuel Vitor de Jesus, ficando mais sóbria e tendente ao neoclássico, lembrando matrizes encontradas bem mais ao sul, em cidades situadas ao longo do Vale do Rio Paraíba.












É importante saber que é cobrada uma taxa para visitação de boa parte das igrejas da cidade.

Ao entrar nos deparamos com a beleza única da maravilhosa catedral.
O teto é rococó, de autoria de Venâncio José do Espírito Santo, e é considerado a maior superfície pintada do barroco mineiro. Representa no medalhão central a Virgem com o Menino Jesus, os Quatro Evangelistas, e quatro Doutores da Igreja.

São seis altares secundários, cada um elaborado por uma irmandade distinta: São Miguel, Nossa Senhora do Rosário, Nosso Senhor dos Passos, Nossa Senhora da Boa Morte, Santa Ana e Nossa Senhora da Conceição.



































Bela e imponente, a Igreja de São Francisco de Assis é a grande referência da arquitetura religiosa colonial de São João del-Rei.
Em 1749, já existia uma capela dedicada a São Francisco de Assis, mas, em 1772, essa capela encontrava-se em péssimas condições, o que fez com que a Ordem Terceira Fanciscana desse início a um novo templo. A fachada já tem ares de arquitetura do rococó internacional, com linhas sinuosas, torres chanfradas e ligeiramente arredondadas . No frontão e na portada, estão os tradicionais símbolos da ordem franciscana. A portada foi executada por Aleijadinho, onde se percebem as características das obras do mestre aleijadinho, principalmente na rica composição da portada, com destaque para as magníficas talhas que se organizam em elegante desenho.





Linda, bela, encantadora é peça principal da praça Frei Orlando.









Igreja Nossa Senhora do Rosário
A primeira capela dessa irmandade foi benta no ano de 1719, sendo uma das primeiras da cidade. Entretanto, o templo que se vê atualmente é uma reconstrução iniciada em 1751 e terminada poucos anos depois, no mesmo local da primitiva edificação. Fica localizada na principal rua da cidade, a poucos metros da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Não podemos conhecer seu interior, pois no dia em que estivemos na cidade haviam comemorações de Corpus Christi e as portas da igreja estavam fechadas (pois foi colocado um palco em frente a sua fachada).



Igreja Nossa Senhora do Carmo tem uma maravilhosa arquitetura e não estava aberta a visitação no dia em que estivemos por lá.
Sua construção teve início nos primeiros dias de 1733, sua fachada figura como exemplo de templo mineiro da época das grandes construções no livro de Miram de Barros Latif: “Minas Gerais”, tem comprimento de 50 metros por 16 de largura, na parte externa.
m medalhão de Nossa Senhora do Carmo muito bem esculpido e artisticamente disposto está colocado no meio da portada. Nossa Senhora do Carmo tem como resplendor um círculo, tendo ao centro uma estrela. Tem o Menino Jesus no braço esquerdo e segura com a mão direita um escapulário, o diadema do Menino Jesus tem a originalidade de ser feito de pequenas conchas unidas. Arcanjos entre nuvens estão aos pés da imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Imponente e bela, pode ser vista de diversos pontos da cidade.



Sua arquitetura e beleza chama a atenção de todos que passam por ali, ficamos encantados por tamanha obra de arte.







 







Voltamos para a estação ferroviária que nos levou de volta a Tiradentes...
Chegando em lá partimos para outro destino, com a certeza de que não conhecemos tudo de maravilhoso que essas inesquecíveis cidades tem a nos oferecer...
Voltaremos em breve nesses lugares inesquecíveis que marcaram para sempre nossos corações.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CAMPING TIRADENTES
Valor Diária De Camping Por Pessoa

R$ 25,00 (Por pessoa)
R$ 10,00 (Taxa estacionamento carro)
R$ 5,00 (Taxa estacionamento moto)
À partir deR$ 25,00 (Taxa estacionamento motor home)
(verificar dias de funcionamento, tarifas e condições diretamente com o camping)

 DISTÂNCIAS
  Tiradentes - MG / Águas de Lindóia - SP - 386 km
Tiradentes  - MG / São Paulo - SP - 487 km
   Tiradentes - MG / Campinas - SP - 477 km
Tiradentes  - MG / Belo Horizonte - MG - 193  km

Contato Camping Tiradentes

Fone / Celular WhatsApp

(0xx32) 3355 - 2828
 (0xx32) 9102 - 9132
 

E-mail: campingtiradentes@hotmail.com
 
Endereço:
Avenida Governador Israel Pinheiro n°1606
Tiradentes - MG
 
Por enquanto é só isso amigos... Em breve mais postagens sobre nossas viagens e avaliações dos locais onde já nos hospedamos...
Gostou de nossa postagem? Comente!!!!
Compartilhe em seu Facebook
Até a Próxima...
 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/barraqueirossp

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/groups/barraqueirossp/

SIGA NOSSO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/barraqueirossp/

Acampar é Viver