quarta-feira, 15 de abril de 2020

ÁGUAS DA PRATA - SP

Olá BaRRaQueiRos dessa vez nossa acampada foi no interior de SP em um camping já bem reconhecido por diversos campistas. O Camping do Paiol está localizado na cidade de Águas da Prata, e além de estar em meio a natureza ainda oferece uma ótima estrutura para os campistas que conta com piscina e cachoeira particular.
Em nossa acampada curtimos um pouco do que a cidade tem a oferecer e também aproveitamos para dar um pulinho na cidade de Poços de Caldas - MG (que fica próxima de Águas da Prata).
Vale a pena conferir...



Ao chegar no camping fomos muito bem atendidos pela recepcionista, após fazer o pagamento integral da estadia, nos foi colocada uma pulseira de identificação para que pudéssemos ter acesso livre ao camping. O camping é muito seguro, todo fechado e seu acesso é feito apenas pela portaria principal.



O Camping do Paiol oferece uma ótima estrutura aos campistas tem disponíveis baterias de banheiros com pias, sanitários masculino e feminino, chuveiros quentes, espelhos, lava pratos, tanques para lavagem de roupas, cozinha comunitária com pia, fogão e micro-ondas (sem geladeira), terreno plano todo gramado e arborizado,iluminação ao longo do camping tomadas 220 Volts, o veículo pode ser estacionado nas ruas ao lado das barracas também está disponível no camping local para fogueiras, segurança 24 horas, forno para pizzas e wi-fi.

Chegamos pela manhã e montamos nosso canto embaixo de uma das diversas árvores disponíveis, escolhemos a área que fica mais ao fundo do camping, próximo a cozinha comunitária e de uma das baterias de banheiros.




 



Aproveitamos o clima natalino para enfeitar nossa barraca com um lindo pisca pisca



A área de camping é sem dúvida uma das melhores áreas que já conhecemos, ela é bem plana, gramada (com grama muito bem aparada e bem cuidada) e com árvores estrategicamente plantadas formando "ruas". O camping oferece energia 220v, diversos pontos de iluminação além de diversos latões de lixo. A área é bem grande, sendo assim não há necessidade de ficar com as barracas amontoadas em espaços restritos, tem espaço para que todos possam curtir sem aglomerações a oportunidade de contato com a natureza.














Para aqueles que adoram praticar esportes, o camping também oferece um campo de futebol e um espaço destinado ao Vôlei de areia


Os banheiros são mais um ponto positivo do Camping do Paiol estão localizados em dois "Complexos de apoio" que contam com banheiros, pias para lavar louças e tanques para lavar roupas. Os complexos estão estrategicamente dispostos em duas áreas do camping (um deles no início e o outro no final da área de camping), para que assim todos os campistas possam ter acesso sem a necessidade de caminhar muito.


São quatro tanques para lavagem de roupas


Além das quatro pias para lavagem de louças



Algo que nos chamou a atenção foi um "cheirinho diferente no ar" - nas duas baterias de banheiros encontramos um "Odorizador automático de ambiente" (parecido com esse da foto) que de tempos em tempos funcionava soltando um cheirinho de baunilha no ar.


Conforme comentamos os banheiros são divididos em duas grandes baterias, primeiramente vamos comentar sobre a área que fica mais perto do ponto onde montamos nossas barracas (bateria localizada ao fundo do camping). Os banheiros são divididos entre masculino e feminino.

BANHEIRO FEMININO

Vasos sanitários, chuveiros quentes, pias, espelhos, banco de concreto para auxiliar na hora da troca de roupas, sabonete líquido nas pias. Os banheiros sempre estavam na mais perfeita ordem e limpeza.


 


 


 MASCULINO

Vasos sanitários, chuveiros quentes, pias, espelhos, banco de concreto para auxiliar na hora da troca de roupas, sabonete líquido nas pias. Os banheiros sempre estavam na mais perfeita ordem e limpeza.




 



Esta é a outra área de banheiros que comentamos anteriormente, ela está localizada em um ponto que fica próximo a entrada do camping e atende ao pessoal que escolhe ficar neste local, essa segunda área não oferece a mesma quantidade de pias e tanques oferecida na área localizada mais ao fundo que mostramos agora pouco, mas também é uma área bem completa



Em uma das áreas laterais dos banheiros ficam localizados dois tanques.



FEMININO
Vasos sanitários, chuveiros quentes, pias, espelhos, sabonete líquido nas pias. Os banheiros sempre estavam na mais perfeita ordem e limpeza.

 


MASCULINO

Vasos sanitários, chuveiros quentes, pias, espelhos, sabonete líquido nas pias. Os banheiros sempre estavam na mais perfeita ordem e limpeza.





A cozinha comunitária é simples, mas muito funcional, tem pia, fogão 4 bocas com forno, forno micro-ondas e mesa com bancos. Aproveitamos que o camping estava bem tranquilo e nem tiramos nossa "cozinha" da caçamba do carro, cozinhamos por aqui mesmo (a cozinha não tem a disposição utensílios lembre-se de levar os seus).






No camping encontramos diversos quiosques com churrasqueiras e um forno de pizza
(todos podem podem ser utilizados pelos campistas).








Por perto da área das churrasqueiras também encontramos um playground que pode ser usado pelos campistas e que tem brinquedos para uso das crianças



A piscina é mais uma das opções de lazer oferecidas pelo Camping do Paiol, nesse espaço estão disponíveis diversas espreguiçadeiras e desta área de lazer se tem uma linda vista para o lago e suas montanhas. A piscina está estrategicamente localizada ao lado do restaurante que tem diversas mesas com bancos para que os campistas possam aproveitar o dia com deliciosos pratos e refrescantes bebidas.
 
 





Ainda falando das áreas de lazer, não poderíamos deixar de lado o lindo lago que é emoldurado por belíssimas montanhas e que enche os olhos dos campistas que buscam o Camping do Paiol, este lago além de oferecer pedalinhos também é uma ótima opção para pesca (consulte valores para uso).





Quer um pouco mais de comodidade em sua acampada?
Aproveite as delícias do restaurante...





Sempre cozinhamos em nossas acampadas, mas no domingo antes de vir embora tiramos um tempinho para nos deliciarmos com essa comida incrível.
Bom atendimento, comida saborosa e preço justo, vale a pena aproveitar de mais essa comodidade.






Curte cachoeira? Que tal uma cachoeira dentro do camping?
O Camping do Paiol tem uma cachoeira particular que passa por sua propriedade, e para aproveitar esse paraíso é só fazer uma pequena trilha.
Vale muito a pena fazer essa rápida caminhada para curtir as quedas d'água vindas de um rio de águas claras e limpas. Curtir a cachoeira do Paiol é ter a garantia de contato direto com a natureza.



















Para quem ainda não é adepto ao fantástico mundo do campismo, o Camping do Paiol também oferece outros tipos de acomodações

CHALÉS
Para os hóspedes do chalé o café da manhã é incluso no valor da diária. No quarto oferecem cama de casal box, beliche, armário embutido, TV led 24 polegadas, ventilador de teto, wi-fi, banheiro privativo (roupas de cama e banho são opcionais). Na cozinha fogão com forno, geladeira, mesa, cadeiras (além de varanda com churrasqueira (sem grelha), suporte para rede (sem rede)).




APARTAMENTOS
Para os hóspedes dos apartamentos o café da manhã e as roupas de cama e banho estão inclusas no valor da diária. No quarto oferecem cama de casal box, criado mudo, ventilador, ar condicionado / ar quente, TV led 24 polegadas, banheiro privativo, geladeira, mesa, cadeiras (além de varanda com churrasqueira, pia e rede na varanda (rede e grelha para churrasqueira inclusas no valor da diária).



Como é de costume em todas as nossas acampadas, partimos conhecer um pouco de tudo o que a cidade de Águas da Prata tem a oferecer.

Nossa primeira parada foi em um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, a Estação Ferroviária foi fundada em 1886 funcionou por muitos anos com uma estrutura mais simples que em 1919 foi substituída pelo prédio do modelo atual. Após o encerramento de suas atividades a estação ficou abandonada por alguns anos, até que no ano de 2015 moradores da cidade um mutirão para fazer a sua restauração, desde 2016 o espaço funciona como um centro cultural.
Em 2018 a estação foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e hoje é o ponto mais fotografado da cidade.

















Algo que nos chamou muito a atenção são essas flores de porcelana, formando jardineiras bem diferentes.





 

Saindo da estação seguimos para encontrar a Fonte da Juventude, Águas da Prata é uma cidade cheia de fontes com águas com diversas composições químicas



Outra parada em nosso passeio foi na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes está localizada em uma das áreas altas da cidade



Logo abaixo da Igreja, e bem em frente a praça principal da cidade fica um local delicioso para curtir com a família. Aqui encontramos lanchonetes que servem diversos tipos de comidas.






Uma das atrações na área das lanchonetes são esses macaquinhos (da espécie Macaco Prego), que adoram "comida de gente" e por isso mesmo é preciso tomar cuidado, pois eles adoram visitantes distraídos, que deixam a comida a mostra para que eles possam roubar.
Olha só que linda essa mamãe macaco com o filhotinho nas costas querendo abrir a estufa de salgados de uma das lanchonetes. Eles certamente fazem parte das atrações da cidade.



Os quiosques não abrigam apenas lanchonetes, mas também lojas com belíssimos artesanatos, este espaço é ideal para levar uma lembrancinha da cidade para enfeitar a casa




Os artesãos tem muito cuidado com esta área, encontramos diversas plaquinhas com dizeres otimistas além das mesas pintadas a mão que enfeitam o local




Uma linda fonte com água pura também faz parte do complexo do bosque



As áreas verdes do local são um espaço ideal para que os turistas possam desfrutar de sombra e água fresca, este sem dúvida é um dos pontos que mais atraem turistas na cidade




Uma atração especial do local (conforme já comentado acima) são os Macacos Prego, os turistas adoram comprar bananas para alimentar os animaizinhos que vivem por ali







Em frente ao bosque esta localizada a praça Basílio Ceschin, que assim como os demais pontos turísticos da cidade oferece ar puro e muito contato com a natureza. É um local ideal para passeios em qualquer horário do dia









Em nosso passeio pela cidade encontramos diversos casarões, estes que fazem parte da história da cidade foram estrategicamente construídos no entorno da estação ferroviária, com o passar dos anos alguns foram abandonados e outros restaurados.




 Durante nosso passeio pelos inúmeros pontos turísticos da cidade resolvemos fazer uma pequena parada para tomar um café. Na Doces Molina encontramos muito mais que isso.
Ótimo atendimento, café quentinho e saboroso e deliciosos salgados.
Para quem busca doces artesanais, queijos, e cachaça este local é parada obrigatória.







Seguimos buscando os pontos turísticos da cidade, desta vez paramos na Piscina do Boi (um antigo complexo aquático da cidade) e na Pedra do Boi que é muito procurada pelos praticantes de escalada








 


Águas da Prata atrai muitos turistas que buscam suas fontes de água, uma das mais conhecidas é a fonte Prata (esta fonte pública fica ao lado da empresa PRATA que desde 1876 faz o envasamento da água que é vendida em todo Brasil) aqui no fontanário os moradores e turistas podem encher suas garrafas e galões de água para levar para suas casas.





Mais um ponto turístico da cidade é a Cachoeira Cascatinha, ela fica próxima a rodovia que leva até o camping e a cidade de Poços de Caldas. A cascatinha é um lugar muito bonito, cercado por natureza, com águas claras e diversos pocinhos que permitem um delicioso banho de cachoeira.
O local está passando por uma revitalização que vai atrair ainda mais turistas para o local.




Resolvemos buscar um ponto turístico um pouco mais distante da cidade, rodamos bastante por estradas de terra para chegar até o local, foram mais de 15 km passando por fazendas e belas paisagens.
Tivemos um pouco de dificuldade para encontrar o local, por estar em um ponto da zona rural não tem sinal de celular, não tem placas nas estrada indicando o caminho e precisamos sair perguntando qual o caminho certo a seguir para os moradores que encontrávamos pelas estradas.
Por um erro de percurso entramos em uma estradinha que chegou até essa linda casa de fazenda.



Depois de muito rodar, finalmente chegamos até a famosa cachoeira da ponte de pedra, que tem esse nome devido a essa "ponte de pedra" que faz ligação de um lado para o outro lado da estradinha de terra. Assim como nas demais cachoeiras da cidade, encontramos natureza preservada, águas claras e ótimos locais para banho.














Aproveitando a proximidade entre as cidades, decidimos dar um pulinho até Poços de Caldas - MG uma cidade conhecida nacionalmente e que é destino de muitos turistas de todo Brasil.
Nossa primeira parada foi no portal da cidade


Ao chegar na cidade continuamos buscando seus atrativos naturais, seguimos rumo a Cachoeira Véu da Noiva, que vinda do Ribeirão das Antas forma três quedas d'água onde a principal tem 10 metros de altura e 15 metros de largura que após a queda formam corredeiras entre a mata ciliar e as rochas. No local também funciona um grande complexo turístico com estacionamento para ônibus de excursões e feira de artesanato que funciona em um espaço onde antigamente era um restaurante. Nesse complexo tem um trenzinho que faz passeios nos limites do parque no qual é possível contemplar a beleza natural do local, com lindas vista para  pinheiros, flores e plantas ornamentais.










Poços de Caldas é uma cidade que sempre foi muito procurada por casais em lua de mel e o ponto turístico que resolvemos mostrar agora está diretamente ligado ao amor.
A Fonte dos Amores está localizada em um parque com muitos atrativos naturais, ela foi inaugurada em 1929 e está encravada no Morro de São Domingos em meio a mata atlântica.









A fonte pode ser considerada como uma verdadeira obra de arte, foi esculpida em mármore pelo italiano Giulio Starace e retrata em formas perfeitas dois amantes abraçados.
Muitas lendas cercam a Fonte dos Amores, uma delas diz que aquele que bebe de suas águas não fica solteiro.

 

Assim como em Águas da Prata, aqui também encontramos Macacos Prego atraindo a atenção dos turistas


Partimos ao ponto mais alto da cidade, onde encontramos o Cristo Redentor, este que por sua vez está localizado no alto da Serra de São Domingos a 1686 metros acima do nível do mar. Este monumento do Cristo Redentor é reconhecido como o segundo maior do Brasil, com 30 metros de altura (14 metros de pedestal e 16 metros de estátua) ele foi inaugurado no ano de 1958. Através de uma escada é possível subir até os pés do monumento, vale muito a pena subir os seus 52 degraus para ter acesso a uma das mais belas vistas da cidade.












Seguindo um pouco mais adiante pela estrada do Cristo Redentor, chegamos até a Rampa de Voo Livre, que está localizada há 1600 metros acima do nível do mar, oferecendo uma linda vista com um mar de montanhas. Este é o local onde fica o ponto de partida para um maravilhoso esporte, o voo em paraglider (também conhecido como parapente) que é praticado por ali há mais de 25 anos.
O local atrai muitos turistas que buscam contato com a natureza e também aqueles mais aventureiros que partem para o voo duplo (voo com instrutor).












O Parque Affonso Junqueira sem sombra de dúvidas é o ponto turístico mais procurado da cidade, considerado como a praça principal este local além de lindo é muito histórico, nele está localizado o Palace Hotel e Palace Cassino que representam a época de mais requinte de Poços de Caldas, quando os jogos eram liberados no Brasil e a cidade recebia visitantes ilustres que vinham atrás de diversão e tratamentos com as águas termais.






A mais nova atração da cidade funciona em apenas alguns meses do ano. Uma decoração de natal incrivelmente bela disposta em quase todas as ruas da área central da cidade atrai muitos turistas em busca de suas milhares de luzinhas de natal



















Nossa publicação vai ficando por aqui. Foi a primeira vez que estivemos em Águas da Prata e já estamos fazendo planos para voltar o mais rápido possível. Ainda deixamos muitos pontos turísticos sem conhecer e o Camping do Paiol é um lugar que merece ser curtido e aproveitado ao máximo.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Valor Diária Por Pessoa (camping)
R$ 35,00 
(verificar dias de funcionamento, tarifas e condições diretamente com o camping)
DISTÂNCIAS
 Águas da Prata – SP / Águas de Lindóia - SP - 126 km
Águas da Prata – SP  / São Paulo - SP - 223 km
Águas da Prata – SP  / Campinas - SP - 135 km
Águas da Prata– SP   / Belo Horizonte - MG - 495 km

CONTATO CAMPING DO PAIOL
Telefones: (0xx19) 3642 1941 das 09:00 às 19:00hs
(0xx19) 3642 1734 das 18:00 às 22:00
Celular: (0xx19) 9 9764 2619
WhatsApp (0xx19) 9 9736 9675

Site:

Facebook:
https://www.facebook.com/campingepousadapaiol

E-mail: campingdopaiol@yahoo.com.br

Endereço:
Rodovia Adhemar de Barros SP-342 Águas da Prata - SP à Poços de Caldas - MG Km 239
Por enquanto é só isso amigos...
Em breve mais postagens sobre nossas viagens e avaliações dos locais onde já nos hospedamos...
Gostou de nossa postagem? Comente!!!!
Compartilhe em seu Facebook
Até a Próxima...
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/barraqueirossp

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/groups/barraqueirossp/

SIGA NOSSO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/barraqueirossp/

Acampar é Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo Comentário Querido Amigo... Seus Comentários Nos Incentivam A Postar Mais e Mais ;) Obrigado de Coração... Um Abraço Dos Barraqueiros...