sábado, 4 de abril de 2020

UBATUBA - SP / ITAGUÁ

Aproveitamos um dos finais de semana de janeiro para dar aquela corrida até o litoral, partimos para conhecer um dos campings mais tradicionais da cidade de Ubatuba - SP. O Itaguá Camping é um queridinho entre muitos campistas, está localizado no bairro Itaguá, e a partir de uma de suas portarias é possível chegar a pé até a praia do Tenório e a Praia Grande.


Nesta publicação além de mostrar todos os detalhes desse incrível camping, iremos mostrar algumas das belíssimas praias desta maravilhosa cidade do litoral norte de SP


Vale lembrar que este camping funciona apenas em épocas de temporada e alguns feriados nacionais, por isso recomendamos que antes de pegar a estrada entrem em contato para saber se o mesmo está ou não em funcionamento.



Ao chegar nos deparamos com sua bela recepção e seus eficientes funcionários, que nos receberam de maneira exemplar. Antes de entrar no camping nos deram algumas explicações sobre a estrutura do local e também nos colocaram a pulseira de identificação (de uso obrigatório para todos os campistas). Nossa entrada na área de camping somente foi liberada após fazer todos os processo de check-in e fazer o pagamento integral do valor referente as diárias. Profissionalismo e eficiência definem os processos do Itaguá camping, que desde o primeiro contato nos deixou uma ótima impressão.




 Logo da recepção pudemos observar parte da Baia de Ubatuba (esta praia que está localizada em frente ao camping não é própria para banho, mas oferece um belo visual das montanhas e desse braço de mar repleto de embarcações).


Ao lado da recepção o camping faz a venda de sacos de gelo.



 O camping tem ótimas regras, que garantem a tranquilidade e a qualidade da estadia de todos, as regras são bem rígidas e muito eficientes. Por todo camping encontramos placas com orientações para tornar o ambiente adequado a todos


Agora vamos falar um pouco sobre a estrutura geral do Itaguá, o camping é dividido em quadras gramadas e arborizadas, com toda a comodidade de pontos de energia (220v), três grandes instalações de sanitários masculinos e femininos com duchas e chuveiros elétricos, espaços com pias para lavar louças e tanques para lavar roupas. Além da área de camping  também oferecem chalés para cinco ou dez pessoas, suítes e dormitórios. Estacionamento no local e área de lazer que inclui churrasqueiras coletivas, salão de jogos, quadra de vôlei e playground para as crianças.
Curtimos muito toda estrutura disponibilizada no local.



As áreas de camping são divididas em grandes quadras gramadas, arborizadas, com pontos de energia elétrica (220v) e canaletas para escoamento de água. Todas ás áreas de camping são separadas por grandes e largas "avenidas" (onde os carros transitam e podem ficar estacionados).
As áreas de camping são muito bem cuidadas, grama aparara, sem galhos ou folhas caídas, pudemos notar que o espaço recebe manutenção contínua.

Escolhemos um dos diversos espaços vagos e arrumamos por ali nossa estrutura.





O Itaguá é muito grande e exatamente por isso oferece espaço de sobra para os campistas, aqui não é preciso ficar colado na barraca do vizinho.


Em suas largas avenidas encontramos redutores de velocidade, construídos acima do nível do solo e com pintura chamativa, para assim garantir a segurança dos campistas e hóspedes que transitam pelo local.









Os carros ficam estacionados nas avenidas internas do camping e desta maneira é possível deixar o veículo bem próximo da área onde ficam montadas as barracas.


 





Todas as áreas do Itaguá foram muito bem pensadas e planejadas para atender aos campistas da melhor maneira possível. Entre as áreas de camping ficam esses "complexos de apoio" que são os locais onde ficam os banheiros, duchas frias, chuveiros, lavatórios, pias para lavagem de louças e tanques para lavagem de roupas.





Nos "complexos de apoio" estão localizados os banheiros masculinos e femininos.
Os banheiros são exemplares, espaçosos, iluminados, arejados, bem cuidados e limpos diversas vezes ao dia. Só estranhamos um pouco o fato de que eles não oferecem papel higiênico.



Assim como nas demais dependências do camping, no banheiro também encontramos diversos avisos:




Os amplos banheiros oferecem uma grande quantidade de lavatórios com seus grandes espelhos (acima da pia ainda fica uma estreita peça de granito que pode ser utilizada como apoio).


A área destinada aos vasos sanitários também são muito limpas.
(Vale lembrar que você precisa levar o seu papel higiênico).


No banheiro masculino também estão disponíveis mictórios.


Nos banheiros também encontramos uma grande quantidade de duchas (sem aquecimento).



A área de banho, com chuveiros quentes, foi muito bem elaborada, tem um grande banco e muitos pontos para que os campistas possam pendurar as suas roupas e utensílios.


 

Na lateral externa dos "complexos de apoio" ficam os lava pratos, ficamos impressionados com a quantidade de lava pratos disponíveis para uso dos campistas, acredito que no Itaguá raramente ocorrem filas na hora de lavar os utensílios de cozinha.



Por aqui, a organização, limpeza e os avisos também estavam presentes.


Nos "complexos de apoio" também encontramos os tanques para a lavagem de roupas, que embora sejam em menor quantidade quando comparados as pias atendem a demanda de campistas.


Ao lado da recepção (logo na entrada do camping) fica a lanchonete. Um espaço amplo e com mesas, a lanchonete é exclusiva para os hóspedes / campistas do Itaguá.
Não provamos quase nada do que é oferecido na lanchonete, passamos por lá em um domingo logo pela manhã e não encontramos muitas opções, ficamos com o básico, café com leite / café puro e pão na chapa.






Em outro ponto encontramos uma área de apoio que também faz parte da estrutura do camping, um espaço com churrasqueiras e mesas.






O salão de jogos esta localizado ao lado das churrasqueiras e tem mesas de ping pong.






Ao lado da sala de jogos e da área de churrasqueiras, fica um "salão de festas".



Além das áreas de camping, o Itaguá também oferece outros tipos de acomodações

SUÍTES

As suítes contam com cama de casal, beliches e banheiro privativo



CASAS
Casas que acomodam de 5 até 10 pessoas


 DORMITÓRIOS
Que são quartos para duas pessoas com cama de casal e banheiro coletivo


 Ao fundo da área de camping está localizada uma outra "portaria" que facilita o acesso a algumas praias da região (Praia do Tenório e Praia Grande), muitos campistas utilizam esse acesso e vão caminhando até as praias.

A saída e entrada dos campistas / hóspedes é controlada por um funcionário que através da pulseira de identificação permite ou não a entrada de pessoas, trazendo assim total segurança a todos que estão ali hospedados.




Aproveitamos essa proximidade para dar uma passada rápida pelas praias que ficam mais próximas ao centro da cidade, mas essa pequena parada foi apenas para conhecer, pois gostamos das praias com mais contato com a natureza.

Nossa primeira parada foi a Praia do Tenório, que tem localização privilegiada: acessada pelo trevo da Praia Grande, tem esta como vizinha do lado direito, e do lado esquerdo tendo a Praia Vermelha da Cidade. Bastante procurada para o Surf, sendo possível o acesso à pé às duas vizinhas. Além disso situa-se num ponto de fácil acesso a todo o centro comercial e turístico do Itaguá e do Centro de Ubatuba.

A praia tem orla arborizada, ladeada por rochedos. A areia é fina e o mar agitado, com correnteza que em alguns pontos pode ser perigosa, mas tem posto de salva-vidas. A praia do Tenório tem 500 metros de extensão e é ideal para caminhadas onde podemos observar a Ilha Anchieta. Do lado direito fica a praia Vermelha do Centro.




Depois fomos caminhando até a Praia Grande Praia que tem cerca de 1.800 metros de extensão, com areias finas e batidas junto ao mar, boa para banho e tomar sol, mas também para a prática de surf e body board. No meio da praia, um posto de salva-vidas garante a segurança dos banhistas.
A Praia Grande é uma das mais movimentadas praias de Ubatuba, frequentada por um público bastante eclético: famílias em busca de uma praia alegre para sol e banho de mar, jovens em busca de boas ondas e do agito dos vários quiosques de beira mar.

 

Partimos para conhecer as praias do norte em busca de conhecer novos lugares fizemos a nossa primeira na Praia Vermelha do norte...
A Praia Vermelha do Norte fica esta localizada a pouco mais de 7 km do centro de Ubatuba, em direção a Paraty. Praia muito bonita, mas impossível de se banhar... As ondas são fortíssimas e não conseguíamos nem ficar em pé, pois de excelentes ondas para o Surf, sendo uma das mais procuradas para este esporte. Fica à beira da rodovia, tendo portanto fácil acesso. A praia vermelha é conhecida como uma "praia de tombo" (De tombo: São inclinadas e têm areia grossa e clara. Praia muito procurada por surfistas. A profundidade aumenta abruptamente entre a faixa de areia e a água, e as ondas quebram muito próximas das praias de areia. Costumam ser as preferidas para a prática de esportes náuticos como o surfe.)




Aproveitamos as belas paisagens para algumas fotos e logo partimos para outro destino








Depois de tomar um caldo na Praia Vermelha do Norte partimos e logo encontramos uma praia incrivelmente linda e preservada (que fica bem pertinho da praia vermelha). Localizada entre a praia Vermelha do Norte e a praia de Itamambuca. Acesso por trilha íngreme ou de barco. A praia é praticamente deserta com areias claras e águas calmas e azuladas, boa para mergulho. A Praia Do Alto é uma praia meio escondida, precisa parar o carro na rodovia (recomendado deixar em um estacionamento particular que tem ali perto). Não é uma praia de muito fácil acesso, mas com calma todos conseguem chegar lá... E no final vale muito a pena...

Durante a trilha você já consegue ver a sua beleza, o que é um enorme incentivo para continuar a descida...


Chegando lá embaixo percebemos o quanto valeu a pena todo esforço para chegar até ali...






Ainda seguindo sentido norte, nossa próxima parada foi na praia de Itamambuca, (que fica a aproximadamente 15 km do centro da cidade de Ubatuba - sentido Rio de Janeiro. Para chegar até a praia é preciso acessar o condomínio de Itamambuca a maioria das ruas do condomínio são de terra).

A praia de Itamambuca é uma linda praia, com natureza bastante preservada que tem como seu maior atrativo o seu encontro com o rio Itamambuca, assim você pode escolher se banhar nas águas salgadas do mar ou nas águas doces do rio. A praia de Itamambuca tem areias brancas e soltas com vegetação de restinga é conhecida por sua ondas fortes, que atraem muitos surfistas.


 Durante o tempo em que estivemos por lá aproveitamos muito do rio Itamambuca...


Ao fundo o famoso Itamambuca Eco Resort um belíssimo hotel que inclusive tem espaço para camping (eles oferecem uma infraestrutura incrível, mas tem um preço considerado alto quando comparado aos demais campings da região)...




Na praia de Itamambuca tem para aluguel pranchas de stand up paddle e caiaques... Remamos e remamos por mais de duas horas e muitos km rio a cima


  Os dias foram passando e a cada dia fomos conhecendo uma praia mais linda que a outra... Partimos rumo a praia do Félix que é muito famosa na região... Logo podemos entender o porque... Uma praia linda, repleta de árvores e de sombra... com um visual incrível... Está localizada a 18 km do centro da cidade e para chegar até a praia é preciso entrar em condomínio fechado, que fica próximo ao posto da Polícia Rodoviária que fica na rodovia .
Praia de tombo com ondas fortes no seu canto esquerdo, muito procurada para o surf. No canto direito o mar é calmo, formando uma piscina natural. Possui areia branca e solta com orla sombreada por abricós. Acesso no seu lado direito para Prainha do Félix, boa para mergulho e no lado esquerdo para Praia das Conchas.




Partimos para aquela que para nós foi a melhor praia de todas as que visitamos... A Praia do Prumirim... Uma praia com aguas mornas, com uma areia limpa e brilhante que em contato com a água tornava tudo mais belo... Com 1000 metros de extensão, em alguns pontos é boa para o surf. No lado esquerdo onde desemboca o Rio Prumirim tem pedras enormes e o mar mais calmo. Para quem curte a natureza preservada e o encontro da Mata Atlântica com o mar. Ali por perto também fica a cachoeira do Prumirim, mas não tivemos tempo para conhecer










 


Já estivemos algumas vezes por aqui, mas Ubatuba tem dezenas de praias e ainda precisaremos voltar mais e mais vezes para desfrutar deste paraíso. Partimos com a certeza de que voltaremos em breve.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Grande parte das praias paradisíacas de Ubatuba – SP ficam localizadas em condomínios fechados, estes condomínios utilizam ZONA AZUL e cobram R$ 14,00 por dia (por veículo)...
Valor Diária Por Pessoa (camping)
R$ 45,00
DISTÂNCIAS

Ubatuba – SP / Águas de Lindóia - SP - 314 km
Ubatuba – SP  MG / São Paulo - SP - 224 km
Ubatuba – SP  / Campinas - SP - 283 km
Ubatuba – SP  / Belo Horizonte - MG - 627 km

Site de Turismo da Cidade
http://www.ubatuba.com.br/

Contado ITAGUÁ CAMPING



Telefone:  (0xx12) 3832 1096 /  (0xx12) 3832 2709

Site:

Facebook:
https://www.facebook.com/itaguacamping

E-mail: itaguacamping@itaguacamping.com.br

Endereço:
Av. Leovigildo Dias Vieira, 1854 - Acaraú, Ubatuba - SP
Por enquanto é só isso amigos... Em breve mais postagens sobre nossas viagens e avaliações dos locais onde já nos hospedamos...
Gostou de nossa postagem? Comente!!!!
Compartilhe em seu Facebook
Até a Próxima...
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/barraqueirossp

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/groups/barraqueirossp/

SIGA NOSSO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/barraqueirossp/

Acampar é Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo Comentário Querido Amigo... Seus Comentários Nos Incentivam A Postar Mais e Mais ;) Obrigado de Coração... Um Abraço Dos Barraqueiros...