quarta-feira, 16 de outubro de 2019

LAMBARI - MG

Seguimos nosso roteiro pelas cidades do circuito das águas de Minas Gerais e dessa vez passamos um delicioso fim de semana na acolhedora e pacata Lambari - MG.
O camping escolhido foi o Cachoeira do Roncador, um camping muito tradicional na cidade que já existe desde o ano 2000 e que oferece aos campistas uma maravilhosa experiência baseada em ótimo atendimento e contato com a natureza. O camping fica na zona rural de lambari em um delicioso sítio cortado por um rio e cercado por cachoeiras.
Fomos recebidos pelos proprietários Fernando e Maísa que tomam conta do camping e que são pessoas maravilhosas, sempre dispostos a bater um bom papo, cuidam do local com muito carinho e dedicação. Podemos dizer que foi um enorme prazer conhecer gente tão querida e recomendamos o camping para os demais campistas que certamente assim como nós terão uma experiência inesquecível com ruído de água e cheiro de mata, além de trilhas, pedras, água de mina e cachoeiras. Ideal para momento de contemplação acolhimento e renovação.

O camping fica a 9 km do centro da cidade e está localizado na zona rural para chegar é preciso seguir sentido a Jesuânia onde parte do caminho é feito em rodovia asfaltada e o últimos 5 km são feitos em estrada de terra, mas que não dificulta em nada o acesso ao camping.

Localizado em meio a natureza preservada, com uma área de mais de 50.000 m², cercado por lindas montanhas, cortado por um riacho e ao lado de belíssimas cachoeiras, esse camping é aquele tipo de local que garante momentos maravilhosos e sempre deixa vontade de "quero mais".
Logo na chegada nos deparamos com a recepção, onde está localizada a casa dos proprietários o Sr Fernando e a Sra Maísa que são pessoas incríveis, muito receptivos, educados, simpáticos e que nos deixaram com aquela a sensação de estar na casa de um parente próximo que mora no interior.

Nesta área também estão disponíveis mesas onde são servidas diversas refeições (café da manhã, almoço, jantar além de porções e bebidas) tudo com ótimo preço e sabor maravilhoso que só aquela comidinha caseira tem.

Um delicioso café da manhã é servido para os hóspedes da pousada (está incluso na diária da pousada), mas pode ser desfrutado (pago a parte) por aqueles que estão acampando no local.

A área de camping é bem ampla, tem algumas árvores, churrasqueiras e pontos com tomadas 110v, em terreno plano com grama bem cuidada e fica próximo, (mas de maneira individualizada) da área destinada ao chalé e restaurante o que garante a privacidade e o conforto de todos que estão frequentando o local.

Lindas hortênsias e diversas flores deixam o local ainda mais bonito

Alguns pontos de energia 110v e churrasqueiras estão disponíveis na área de camping para uso dos campistas.

No fim de semana em que estivemos por lá o camping estava bem sossegado, pudemos escolher com calma um delicioso lugar para montar nosso espaço onde ficamos bem próximos ao riacho, assim durante o dia e a noite aproveitamos muito o som da água corrente nas corredeiras que banham o camping.

O camping oferece uma boa estrutura aos campistas.
Os banheiros, pias para lavar louça e os tanques ficam bem próximos da área de camping.
Os banheiros são grandes e extremamente limpos e são capazes de atender aos campistas mais exigentes.

No espaço dedicado aos banheiros femininos ficam:
Dois vasos sanitários e Dois chuveiros de água quente além de lavatório, espelho e uma grande bancada que pode ser utilizada para apoio de utensílios ou até mesmo trocador de bebês.
Os banheiros conforme comentado acima sempre estavam muito muito limpos e bem cuidados.

No espaço dedicado aos banheiros masculinos ficam:

Para aqueles que ainda não são adeptos ao mundo do campismo o Camping Cachoeira do Roncador oferece a opção de um lindo e aconchegante chalé.
Acomodações para cinco pessoas, suíte com 2 ambientes, cama de casal, 3 camas de solteiro , varanda, TV, vista panorâmica, ventilador, café da manhã incluso na diária.

Piso Inferior

Banheiro

Piso Superior e vista da sacada

O chalé está localizado em uma das partes altas do sítio, fica em destaque e oferece uma linda vista de boa parte da propriedade.

Um riacho "Córrego São Bartolomeu" corta toda a propriedade formando cachoeiras que além de emoldurar o camping, traz consigo aquele maravilhoso som de água corrente.

Ainda dentro da propriedade, seguindo uma pequena trilha margeando o rio chegamos até a Cachoeira da Paz, uma bela cachoeira com corredeiras e um pequeno poço para banho.

Outras cachoeiras fazem parte da propriedade do Camping, seguimos rumo a cachoeira que foi responsável pela escolha do nome do Camping a Cachoeira Roncador.
Esta cachoeira, embora faça parte da propriedade do camping, fica do outro lado da estrada e para ter acesso a cachoeira é preciso pegar a chave do portão na recepção com o proprietário do camping. Para quem está hospedado no camping ou chalé não precisa efetuar o pagamento da taxa de R$ 8,00 (visitantes / turistas que não estão hospedados no local também podem visitar a cachoeira, mas precisam pagar uma taxa de R$ 8,00).

Antes de chegar até a mais alta cachoeira da propriedade fizemos uma pequena parada para conhecer o poço dos olhos (que tem esse nome porque em uma das pedras do local ficam dois buracos paralelos que lembram dois olhos), o Poço dos olhos tem algumas quedas d'água e alguns poços para banho.

Aqui estão os "Olhos" que dão nome aos poços.

Continuamos nossa caminhada pela trilha para chegar a Cachoeira do Roncador, a trilha é bem cuidada e em algumas partes foram feitas escadas de pedra para facilitar o acesso a cachoeira.

A cachoeira do Roncador é um ponto turístico muito conhecido em toda região, atrai muitos turistas que querem desfrutar de sua beleza e de suas águas limpas.
Nós aproveitamos para passar a tarde curtindo o local.

Partimos conhecer um pouco dessa bela cidade do circuito das águas de MG e nos encantamos por suas ruas largas, seus lindos casarões e belos pontos turísticos.

Em nossa opinião o mais belo ponto turístico da cidade fica às margens do lago Guanabara, foi construído em entre 1909 e 1911, foi muito frequentado pela comunidade da época, ele funcionou apenas por um dia e foi confiscado pelo governo logo após sua inauguração (além de que o funcionamento de casas de jogos é proibido no Brasil desde 1946). Ele ficou fechado por muitos anos e agora foi revitalizado e reinaugurado em dezembro de 2018 (porém no fim de semana em que estivemos por lá ele está novamente fechado para "adequações da rede elétrica" e por esse motivo não conseguimos entrar no local.) o antigo cassino se tornou um espaço multiuso, abrigando o Museu das Águas, onde existirá uma biblioteca, um café e espaços abertos ao público.

Construído no início do século passado em estilo barroco e neo clássico e com decoração requintada foi a obra prima de um projeto grandioso arquitetado pelo então arrendatário da cidade, Américo Werneck. É com certeza um dos mais belos cartões postais de toda Minas Gerais. Em sua construção foram usados artigos como azulejos, ladrilhos e telhas importados da Europa e seu interior foi decorado com peças japonesas e chinesas. Recebeu em sua noite de inauguração diversas autoridades e importantes figuras políticas como o Presidente da República e do Governador de Minas Gerais. (fonte Blog Lago Hotel Lambari)

Outro ponto turístico imperdível da cidade é o Parque das Águas, que esta localizado em sua área central, reconhecido como é uma das principais atrações turísticas da cidade, um delicioso local para um passeio, lá encontramos fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas

Segundo a secretária municipal de turismo, o parque abriga seis fontes de água mineral dos tipos gasosa, alcalina, magnesiana, ligeiramente gasosa, ferruginosa, picante e Carbogasosa.
O local fica aberto das 6h às 18h todos os dias da semana, e é cobrada uma taxa de R$ 2 para entrar no parque. O local tem ainda horários com entrada gratuita para os moradores poderem buscar água: das 6h às 8h, das 11h às 13h e das 16h às 18h. Aos domingos, uma banda toca forró no coreto do parque e os moradores podem participar do "arrasta-pé" no local. A atração acontece das 20h às 22h30.
Veja abaixo as indicações de cada tipo de água do parque para o organismo:
Fonte 1 - Gasosa: fortemente gasosa - rins e vias urinárias.
Fonte 2 - Alcalina: menos gasosa, porém o gás é mais dissolvido na água - estômago e intestino.
Fonte 3 - Magnesiana: gasosa, sendo, porém, mais radioativa - fígado e vesícula.
Fonte 4 - Levemente gasosa: tida como potável, é a preferida de muitos visitantes.
Fonte 5 - Ferruginosa, também chamada de fonte Maria: Cientificamente classificada como bicarbonada férrea. Ação vasodilatadora e hipotensiva. Muito pouco utilizada.
Fonte 6 - Picante, também conhecida como fonte Paulina: De ação diurética é indicada nos casos de intoxicações endógena e exógena.
Fonte 7 - Carbogasosa: sua água não é captada. Seu poço fechado encontra-se em frente ao pavilhão principal do Parque das águas. Há controvérsias entre autores e mineralogistas a respeito da quantidade de magnésio nesta água. Porém é comprovado que se trata de água fortemente radioativa, o que segundo crenologistas estimula glândulas endócrinas, especialmente a ovariana. Foi com esta água que a Princesa Isabel se tratou em 1868. (fonte Blog Lago Hotel Lambari)

As fontes são muito procuradas por conta de suas propriedades medicinais

As fontes estão espalhadas por diversas partes do parque

O fim de tarde deixa o parque ainda mais belo, e as cores do pôr do sol emolduram suas belas construções, coretos e suas lindíssimas áreas livres.

Em frente ao parque das águas ficam os comércios, lanchonetes e restaurantes mais procurados da cidade, em uma pequena praça fica essa linda fonte.

Rodando um pouco mais pela cidade conhecemos outras atrações que fazem parte do complexo turístico do cassino. Duas quedas d'água e um farol com 16 metros de altura.

O farol foi projetado pelo engenheiro Paulo Schroeder em 1910 e funcionou apenas no dia 24 de abril de 1911 no dia da festa de inauguração do complexo do cassino (iluminando a cidade e o lago).
Também ouvimos histórias de que o farol foi construído para homenagear a República e que somente no dia 15 de novembro no solstício de verão é possível observar o "sol se pôr no meio do telhado do salão principal".

Já estivemos na cidade outras vezes e essa padaria é nossa parada obrigatória, ela tem o melhor pão com manteiga que já provamos na vida rs... Vale a pena experimentar.

Quer ser muito, muito, muito muito bem atendido além de comer maravilhosamente bem?
Procure o restaurante Santa Pança ele está localizado em frente ao parque das águas, oferece serviço de self service além dos pratos individuais que são oferecidos no cardápio.
Ficamos encantados pelo atendimento e maravilhados pelos pratos servidos no local, saímos de lá com uma "Santa Pança" e muito satisfeitos.

Depois de passar o dia andando pela cidade decidimos tomar um açaí / sorvete em uma das lanchonetes que ficam na frente do parque das águas, ficamos por ali até o anoitecer para depois voltar para o camping.

Lambari fica ainda mais charmosa com o chegar da noite, seus casarões iluminados são muito bonitos.

A igreja de Nossa Senhora da Saúde é um espetáculo a parte, muito linda, não tiramos fotos de seu interior porque a hora em que passamos por lá estava sendo celebrada uma missa.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CAMPING CACHOEIRA DO RONCADOR
Valor Diária De Camping Por Pessoa

R$ 25,00
(verificar dias de funcionamento, tarifas e condições diretamente com o camping)

DISTÂNCIAS
  Lambari - MG / Águas de Lindóia - SP - 176 km
Lambari - MG / São Paulo - SP - 273 km
   Lambari - MG / Campinas - SP - 268 km
Lambari - MG / Belo Horizonte - MG - 354  km

Contato Camping Cachoeira Roncador

Fone / Celular WhatsApp

(0xx35) 9 9176-9716
 Sinal de celular com falhas, caso não consiga,
favor entrar em contato via e-mail, whatsapp ou SMS.
E-mail: cachoeiraroncador@live.com
Para chegar ao Camping:
Chegando a Lambari, siga em direção ao Trevo da Garrafa e pegue a BR 460 em direção a Jesuânia, São Lourenço. percorra, cerca de 1,5 km e vire a direita por estrada de terra e siga cerca de 5 km em frente. (mantenha-se sempre na principal). há sinalização ao longo do estrada. O camping está a de 10 km do centro de Lambari. Se você encontrar dificuldades, informe-se com pessoas locais sobre a cachoeira do Roncador.
Para aqueles que vêm de ônibus, tem translado para o camping de táxi.
No GOOGLE MAP, ou Waze, digite, Camping cachoeira do roncador lambari MG.

Por enquanto é só isso amigos... Em breve mais postagens sobre nossas viagens e avaliações dos locais onde já nos hospedamos...
Gostou de nossa postagem? Comente!!!!