domingo, 3 de fevereiro de 2019

SÃO SEBASTIÃO - SP

Vamos começar com as postagens de nossa super acampada de verão... Dessa vez, partimos para conhecer um pedacinho do litoral norte de - SP e todos os seus encantos.

Nossa primeira parada foi a cidade de São Sebastião que é repleta de lindas praias, cachoeiras e lugares maravilhosos para conhecer. Além de todos os seus atrativos São Sebastião também é a cidade onde está localizada a balsa que leva até a maravilhosa Ilhabela.

Dentre os diversos campings disponíveis na cidade optamos pelo Porongaba Camping, que fica localizado em Boiçucanga (uma das praias de São Sebastião), camping este que já é sucesso há mais de 31 anos, que em seus mais de 4500 m² conta com uma ótima estrutura e que está localizado um um bairro cercado por matas e rios. Tudo isso contribuiu para o sucesso de nossa acampada. 
Sem dúvida alguma fizemos a melhor escolha e super recomendamos o Porongaba, desde o primeiro contato via WhatsApp fomos muito bem atendidos e quando chegamos lá então ficamos ainda mais surpresos, fomos recebidos de braços abertos pelo Sr Mauro, sua mãe e o Sr Dedé, funcionário do camping. Fica aqui nosso agradecimento por toda receptividade e cuidado com todos os campistas.
Quer conhecer um pouco mais sobre São Sebastião e o camping Porongaba?
Veja a publicação abaixo e se apaixone por esse lugar...


E dessa vez, o camping escolhido para receber nosso Selo de Aprovação é o já tradicional e incrível Porongaba Camping que fica na belíssima cidade de São Sebastião – SP...
Um camping com décadas de tradição localizado em meio a natureza e que em sua estrutura oferece tudo o que o campista precisa, conta com áreas planas e gramadas, banheiros extremamente limpos, piscina, churrasqueiras, cozinha comunitária, sala de TV, quiosques e muito mais. Nesse camping fomos muito bem atendidos pelos proprietários que são pessoas maravilhosas e por seus funcionários que são pura simpatia. O Porongaba Camping é uma ótima opção para quem busca qualidade e bom atendimento em um lugar incrível pertinho do paraíso.
Conhecemos esse camping em nossas férias de verão de 2019 e ficamos encantados.


Ao chegar já fomos surpreendidos, o Porongaba é todo fechado por muros e com portão, trazendo ao campista muita segurança.


 As áreas de camping são demarcadas, separadas por módulos e numeradas, fizemos reserva antecipada pois estivemos por lá em janeiro e ficamos com receio de não encontrar vaga.
O Sr Mauro é muito organizado e no ato da reserva solicita que seja informado o tamanho dos equipamentos de camping para que assim possa disponibilizar um módulo com tamanho adequado, assim que chegamos já montamos nosso lar. Quando chegamos fomos encaminhados ao nosso módulo e já começamos a montar nossas tralhas.






As áreas de camping são ótimas, o paisagismo traz um charme mais que especial ao local, muitas árvores, flores. plantas nativas e um gramado muito bem cuidado, os bloquetes de cimento, além de demarcar os módulos também ajudam na hora de caminhar pelo camping. De maneira geral, todos os ambientes do camping são muito bem cuidados e sempre estão muito limpos.




















A piscina é puro charme. dividida em duas partes (adulto e infantil) garante a diversão da família toda, um "bar molhado" coberto por um quiosque de sapê tornam o ambiente ainda mais agradável, é possível ficar sentado nas banquetas (submersas da piscina) e se deliciar com bebidas no balcão. Uma linda cascata e ao seu redor lindas plantas que deixam a piscina ainda mais bela. Nos dias em que estivemos por lá a piscina sempre esteve limpa e bem cuidada.









Mais um dos diferenciais do Porongaba são os pontos de energia 220v que são protegidos por uma caixa plástica, e dessa forma ajudam a evitar muitos acidentes, cada módulo tem seu próprio ponto de energia, evitando acúmulos de extensões adaptadores de vários campistas em uma única tomada.


 Churrasqueiras simples e muito eficientes estão disponíveis na área de camping

Está sendo construída uma grande área que será destinada aos campistas que adoram fazer um bom churrasco, esta área de uso comum está localizada ao lado da piscina e banheiros, conversando com o proprietário do camping ele me passou algumas informações sobre como ficará o local e fiquei convencido de que ficará muito bom e de que a estrutura do camping ficará ainda melhor.


O Porongaba disponibiliza para os campistas uma cozinha que fica bem próxima das áreas de camping, conta com dois fogões, forno microondas, pia e alguns utensílios básicos como panelas, pratos além de diversas mesas que ficam em uma varanda em sua área externa.
Nos dias em que estivemos lá a cozinha sempre estava movimentada e muito limpa.
Ao lado da cozinha fica uma deliciosa varanda, com muitas mesas, nesse espaço também fica a sala de TV e dois banheiros (um feminino e um masculino).


Área da cozinha comunitária





Sala de TV




Varandas



Banheiros sempre limpos e bem cuidados na área de cozinha / sala de TV



Bem próximo da cozinha fica uma outra área, com mais pias, tanques, varais e é neste local que estão localizadas as baterias de banheiros masculino / feminino.




 Banheiros masculinos e banheiros femininos seguem o mesmo padrão
Logo na entrada fica uma ducha fria, para quem chega da praia ou sai da piscina poder se banhar.
Na área interna ficam mais algumas duchas frias, além dos chuveiros de água quente, que garantem banhos bem confortáveis. Os vasos sanitários também ficam nesta área juntamente com as pias, bancadas e espelhos. Os banheiros de maneira geral estavam sempre limpos.

Banheiros masculinos

 



Banheiros femininos


O estacionamento fica na área interna do camping garantindo a segurança dos veículos.



A praia mais próxima ao camping é a praia de Boiçucanga, adoramos a praia, com ondas fortes e mar verde esmeralda tem o pôr do sol mais bonito do Litoral Norte. Abriga uma vila de pescadores no canto esquerdo da praia próxima ao rio, onde pode ser encontrada uma grande variedade de peixes além de passeios de barco para as ilhas da região. Seu nome em tupi-guarani significa cobra da cabeça grande.
























Fomos surpreendidos por um belíssimo pôr do sol, Boiçucanga realmente oferece um lindo entardecer, as imagens são de encher os olhos.








Durante o dia ficamos encantados por esse restaurante, "Restaurante Caravela" ele fica na avenida principal de São Sebastião bem em frente ao shopping e que também oferece uma linda vista para o mar, exatamente por isso o escolhemos e voltamos a noite para desfrutar de um delicioso jantar. O restaurante oferece pratos de valores variados, atende desde aqueles que buscam um cardápio mais simples, até aos que tem um paladar mais refinado. Fomos muito bem atendidos e adoramos tudo por ali, fica nossa recomendação, passando por São Sebastião não deixem de aproveitar o Caravela.



Escolhemos os deliciosos pratos Salmão ao molho tarê acompanhado com Risoto de shimeji
e o Frango a Caravelas (com molho de requeijão arroz a grega e batatas a dorê).





Próximo ao camping fica uma trilha que leva a três cachoeiras:
Cachoeira da hidromassagem, cachoeira pedra lisa e cachoeira do samambaiçu.
Para chegar até as trilhas, você passa com o carro por um bairro com ruas estreitas, onde é quase impossível estacionar (muitas garagens e locais com placas de proibido estacionar) ao chegar ao pé da trilha fica um estacionamento que cobra diária de R$20,00 (optamos por deixar o carro na entrada do bairro, em um lugar aparentemente seguro e fomos caminhando até a entrada da trilha).







Desde o início d trilha o visual é incrível, muita natureza por todos os lados, por se tratar de "mata fechada" e recomendável levar repelente.








Depois de uma breve caminhada por uma estradinha de terra e de atravessar uma ponte de madeira iniciamos a trilha para as cachoeiras.




São três cachoeiras, sendo que por uma das trilhas tivemos acesso a duas delas (hidromassagem e pedra lisa) que são lindas, com águas frias, cristalinas e um visual maravilhoso. Até começamos, mas optamos por não fazer a trilha para a cachoeira do Samambaiçu, na noite anterior tinha chovido muito e a trilha estava bastantes escorregadia e perigosa.


















Encontramos em Boiçucanga um delicioso restaurante com um precinho muito camarada, ótima comida, bom atendimento fizeram toda diferença para esse cantinho especial em que almoçamos.






Saindo um pouco das maravilhas de Boiçucanga  aproveitamos nossa passagem pela cidade para conhecer a badalada praia de maresias que possui uma das melhores infraestruturas turísticas de São Sebastião. Referência mundial de surf e baladas noturnas, é frequentada por gente do mundo todo. A praia é longa e de areias finas, sua orla é em maior parte tomada por casas de alto padrão. Maresias tem esse nome pois em dias de mar agitado, a arrebentação das ondas cria um leve nevoeiro e toma toda praia e essa condição é chamada de maresia. Ainda é a casa do campeão mundial de Surf Gabriel Medina e berço de outros talentos internacionais do surf








Em um outro dia partimos conhecer mais uma praia de São Sebastião, a praia Paúba é uma praia pequena de águas calmas e límpidas. Mantém o ar tranquilo de uma vila de pescadores. Ótima opção para quem procura sossego e segurança. Apesar da tranquilidade aparente o mar pode apresentar o seu poder em forma de tubos para o delírio dos surfistas profissionais.










Saindo da praia de Paúba fizemos uma parada em uma pequena lanchonete que fica na beira da rodovia, comemos um saboroso lanche e com um precinho muito atrativo.







Saímos para explorar as praias da cidade, mas o tempo não ajudou muito, chegamos na Praia de Toque Toque Grande já com muitas nuvens, mas não deixamos de aproveitar. Esta praia é uma simpática vila de pescadores que ainda preserva a pesca artesanal e convive com as belas casas de veraneio. A Ilha de Toque-Toque perto da praia é ótima para mergulho e pesca esportiva assim como as costeiras. É possível comer um mexilhão fresquinho extraído da Fazenda de Mexilhões que fica no canto esquerdo da praia, nas barracas dos próprios produtores.










São Sebastião é repleta de lindas praias e belíssimos mirantes, vale  parada para desfrutar de suas belas vistas. Olhando do alto se tem uma visão do mar e de boa parte das faixas de areia das praias.








São Sebastião não se resume a apenas lindas praias, mas também a história. Partimos conhecer mais um pedacinho da cidade e durante o dia e a noite o centro histórico é puro charme.
Em toda cidade histórica encontramos praças, mas a de São Sebastião tem um charme mais que especial, é um misto de história e de atualidade e tem um lindo coreto.


Aqui também fica a igreja matriz da cidade




O centro histórico é cheio de surpresas, os casarões que em sua maioria  estão restaurados, são utilizados pelo comércio de modo geral e abrigam lojas e restaurantes.








Passamos por essa lojinha de produtos naturais e saímos cheio de sacolas... Vale muito a pena conhecer, ótimo atendimento e um repelente natural sem igual



Escolhemos almoçar em um bistrô que fica em frente a praça do centro histórico, ótima comida, bom atendimento e ótimo preço, adoramos conhecer e se deliciar com a comida caseira do lugar.



Caminhando pelo centro histórico conhecemos lindas construções e descobrimos um delicioso calçadão com diversos bares e restaurantes, no fim da tarde o pôr do sol faz um lindo espetáculo dando cor e emoldurando os casarões do centro histórico.






 








Peças monumentais da artilharia Imperial Portuguesa chamam muito a atenção no centro histórico, os canhões com datas de 1526, 1531 e 1540. Hoje estão localizadas próximas ao Píer do centro histórico e voltados para o canal. Os canhões fazem parte da história de São Sebastião e Ilhabela cidades estas que já foram palco de inúmeras batalhas e episódios incríveis.
No século XIX o canal de São Sebastião era bem movimentado, por ali passava um grande movimento comercial que por sua vez acabava por gerar guerras compostas por índios, colonos, jesuítas e piratas saqueadores que lutavam pela terra prometida.
Os canhões eram uma forma de defesa contra a da invasão dos piratas que se aproximavam pelas águas desse canal.




São Sebastião além de linda é a porta de entrada para a maravilhosa Ilhabela, aqui está o único meio de se chegar (com carro) na ilha, através de uma balsa o canal é atravessado em poucos minutos.
Próximo a este canal é possível se observar tartarugas marinhas.





Uma linda árvore de natal deixou ainda mais bela a noite de São Sebastião.



Passando pelo centro histórico conhecemos a casa da cultura, que fica instalada em uma charmosa construção do centro histórico, quando passamos por lá acontecia uma linda exposição 
"Entre Relevos" da artista Isabel Galvanese

 

 
 





Nossa curta passagem por São Sebastião foi capaz de nos encantar, faltou muito a conhecer, muitas praias, cachoeiras, ilhas e muito mais que essa cidade tem a oferecer. Voltaremos em breve para curtir um pouco mais do Porongaba e de São Sebastião.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

PORONGABA CAMPING
Valor Diária De Camping Por Pessoa
R$ 50,00
(verificar dias de funcionamento, tarifas e condições diretamente com o camping)

 DISTÂNCIAS
  São Sebastião - SP / Águas de Lindóia - SP - 293 km
São Sebastião - SP / São Paulo - SP - 197 km
  São Sebastião - SP / Campinas - SP - 273 km
São Sebastião - SP / Belo Horizonte - MG - 655  km

Site de Turismo da Cidade
http://www.turismosaosebastiao.com.br/home

Contato Porongaba Camping

Fone / Celular WhatsApp

(0xx11) 9 9242-9344
Endereço: Travessa dos Periquitos, 99
Praia de Boiçucanga
São Sebastião - SP

 
Por enquanto é só isso amigos... Em breve mais postagens sobre nossas viagens e avaliações dos locais onde já nos hospedamos...
Gostou de nossa postagem? Comente!!!!
Compartilhe em seu Facebook
Até a Próxima...
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/barraqueirossp

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/groups/barraqueirossp/

SIGA NOSSO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/barraqueirossp/

Acampar é Viver





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo Comentário Querido Amigo... Seus Comentários Nos Incentivam A Postar Mais e Mais ;) Obrigado de Coração... Um Abraço Dos Barraqueiros...