domingo, 27 de junho de 2021

OURO PRETO - MG

Nosso destino dessa acampada foi a cidade histórica de Ouro Preto MG. Esse lugar encantador era um dos destinos que mais sonhávamos em conhecer. Ficamos encantados por tudo e os dias que passamos por lá só nos fizeram querer voltar mais e mais vezes.

O camping escolhido foi o Camping da Chapada, localizado às margens da Estrada Real, a 17 km de Ouro Preto - MG, próximo ao distrito de Lavras Novas, está a localidade de Chapada. O lugarejo é visitado por muitos turistas que chegam a busca de tranquilidade e contato com a natureza. Cerca de 40 casas em meio às montanhas acolhem os mais de 100 habitantes.

O camping é muito simples, mas nos atendeu perfeitamente, lá encontramos áreas gramadas, energia elétrica, banheiros com chuveiros a gás, cozinha comunitária e wi-fi.



Para chegar ao camping usamos aplicativos de transporte Waze (ele parou de funcionar em alguns momentos na estrada, mas nos levou corretamente até a entrada do camping).
Ao chegar fomos recebidos pelo proprietário do camping que nos encaminhou até a entrada para campistas.

Após passar pelo portão principal tivemos acesso a uma pequena estrada de terra (que estava em boa condições) e logo chegamos a área de camping.


Chegamos durante a noite e com o auxílio de nossas lanternas e os faróis do carro escolhemos o lugar que entendemos ser o melhor para nossa acampada (na área comum do camping não estão disponíveis postes com iluminação). Logo pela manhã pudemos perceber que escolhemos um lugar delicioso dentre as diversas áreas de camping disponíveis.



O Camping da Chapada é um lugar muito acolhedor e possui diversas áreas para camping, o terreno é bem natural e em sua maioria é coberto por grama. O local oferece alguns pontos de energia (poucos pontos de energia então observe bem o local onde montará sua barraca de acordo com o tamanho de sua extensão).











Nesse espaço temos a cozinha comunitária, assim como os demais pontos do camping encontramos um espaço bem simples e muito acolhedor com pia, fogão, geladeira, fogão a lenha e forno no cupim (lembre-se de levar seus utensílios de cozinha, o camping não tem utensílios à disposição).










O camping conta com banheiros e chuveiros com água aquecida à gás, sendo:
1 banheiro masculino e 1 banheiro feminino
1 chuveiro masculino e 1 chuveiro feminino



BANHEIROS


CHUVEIROS


O local também conta com um bar
(que esteve fechado durante todos os dias em que estivemos por lá)


Um dos pontos mais positivos do camping é a sua simplicidade e o fato de que oferece contato direto com a natureza. Dentro do camping tivemos a possibilidade de fazer uma deliciosa trilha que nos levou até um delicioso riacho cheio de quedas d´água.


























Sobre a localidade da Chapada não há registros documentais. Contudo, segundo o inventário da Secretaria Municipal de Patrimônio (realizado em 2007), o antigo arraial teve sua ocupação no século XVIII devido à mineração. Destaca-se que o antigo arraial é uma localidade do distrito de Lavras Novas, cuja característica urbana é um casario em torno da Capela de Sant'Ana. Atualmente, em função da atividade turística, a comunidade é bem visitada e possui atrativos naturais como as famosas cachoeiras do Falcão e Castelinho. Além dos tradicionais eventos como a Festa em honra a Sant'Ana e o Gastroarte da Chapada.
 









PRAÇA TIRADENTES
 
Partimos conhecer os inúmeros pontos turísticos de Ouro Preto e ao chegar na cidade nos deparamos com a incrível Praça Tiradentes.

Aqui está o principal ponto de partida para os turistas que buscam explorar toda história e todos os encantos de Ouro Preto, a Praça Tiradentes é a mais conhecida da cidade e é muito movimentada. Está no coração de Ouro Preto, e hoje recebe esse nome por conta de uma homenagem ao inconfidente Tiradentes, que teve a sua cabeça exposta no local quando Ouro Preto ainda era conhecida como Vila Rica. 

Esse ponto turístico é cercado de importantes atrações ouro-pretanas onde entre elas estão alguns dos mais belos edifícios coloniais da cidade.

Aqui na Praça Tiradentes estão localizados o Museu da Inconfidência (prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeira e excelente maneira de começar a visita à cidade), o Museu da Ciência e Técnica da Escola de Minas UFOP (antigo palácio dos governadores) e também o Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG.

Ao centro da praça demarcando mais uma homenagem ao tão conhecido inconfidente fica a estátua de Tiradentes.

Não deixe de visitar a Praça também ao anoitecer, quando as luzes dão ainda mais charme ao lugar. 




MUSEU INCONFIDÊNCIA
 
O monumental edifício da Praça Tiradentes foi edificado entre os anos 1785 e 1855, destinado à nova sede do poder municipal. A Câmara funcionou no imóvel por 25 anos, sendo posteriormente transferida para o endereço que ainda é o mesmo, na Praça Tiradentes. O casarão a partir dali foi então destinado, na totalidade, à prisão. No início do século XX, o governador João Pinheiro o transformaria em penitenciária estadual. Com a construção da Penitenciária de Neves nas imediações de Belo Horizonte, em 1938, o prédio, desocupado, passou ao domínio da União, para nele instalar o Museu da Inconfidência, cujo decreto de criação é de 20 de dezembro do mesmo ano.

O Museu da Inconfidência não se restringe apenas ao prédio da Casa de Câmara e Cadeia, onde se encontra a exposição de longa duração. Três anexos, em espaços físicos distintos em Ouro Preto, abrigam as distintas atividades da unidade museológica:

Anexo I: Auditório, Sala Manoel da Costa Athaíde e Reserva Técnica (ao lado do prédio principal)

Anexo II: Direção do Museu, Administração, Laboratório de Conservação e Restauração, Setores Técnicos, Segurança e Serviços Gerais (ao lado do prédio principal)

Anexo III – Casa do Pilar: Arquivo Histórico e de Musicologia, Biblioteca, Educativo e Almoxarifado (Rua do Pilar, 76)

 






PICO DO ITACOLOMI

Localizado na divisa entre os municípios de Ouro Preto e Mariana, o Pico do Itacolomi faz parte da Cordilheira da Serra do Espinhaço e ele está inserido no Parque Estadual do Itacolomi, o que é muito importante, por questões de preservação ambiental. Trata-se, na verdade, de uma montanha que mede em torno de 1.700 metros de altura, que contém outra pedra um pouco menor. Parte das montanhas pode ser vista do Centro de Ouro Preto e outra, de algumas regiões da cidade de Mariana.



ESTÁTUA TIRADENTES
No centro da praça que também leva seu nome, temos a homenagem ao inconfidente Tiradentes, sua estátua fica em um ponto de destaque.

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

Ele foi enforcado na manhã de 21 de abril de 1792, na cidade do Rio de Janeiro. Em seguida, teve o corpo esquartejado em quatro partes e espalhado pela estrada de acesso a Ouro Preto. Sua cabeça foi exibida em uma estaca colocada na praça central da cidade. A condenação de Tiradentes foi utilizada como demonstração de força da Coroa para evitar que futuras rebeliões acontecessem.

A imagem de Tiradentes como herói foi construída com a Proclamação da república. Os republicanos desejavam exaltar as figuras de republicanos brasileiros em contraposição aos tempos de monarquia e, por causa disso, Tiradentes foi escolhido pelo caráter da sua condenação. Republicano convicto, Tiradentes foi exaltado como um mártir do movimento republicano e, portanto, um herói nacional.



AO FUNDO MUSEU DA CIÊNCIA

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi criado em 1877, como Museu de Mineralogia, pelo francês Claude Henri Gorceix, fundador da Escola de Minas. Em 1995, foi ampliado e passou a se chamar Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. Hoje, possui nove setores de exposição: História Natural, Metalurgia, Siderurgia, Desenho, Topografia, Astronomia e Eletrotécnica. São mais de 30.000 peças vindas de todas as partes do mundo.

O acervo do Museu de Ciência e Técnica atrai desde alunos do ensino médio, a universitários e visitantes em busca de curiosidades. Andar por seus corredores permite mergulhar no mundo da Astronomia, Paleontologia, Mineralogia e Pigmentos. Dentre as atividades oferecidas, estão oficinas e visitas monitoradas a diversos setores, inclusive ao Observatório Astronômico (as visitas requerem agendamento).

Como projetos de pesquisa, o museu oferece Projeto de Iniciação Científica aos alunos da UFOP e Projeto de Levantamento, Catalogação e Digitalização do Acervo de Mineralogia para estudantes do ensino médio.

Outro importante projeto do museu é a Recuperação e Atualização da Coleção de Meteoritos. O Museu da Escola de Minas possui um dos maiores acervos de meteoritos do país.





Além de toda história e de todo conhecimento adquirido com a visita ao museu, você poderá desfrutar de uma linda vista, poderá ver lá de cima toda praça Tiradentes.







Ao caminhar pela praça Tiradentes, nos deparamos com essa linda imagem da Igreja Mercês de Cima que pode ser vista entre os belíssimos prédios históricos.


IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA (Mercês de Cima)

Conhecida popularmente como Igreja das Mercês de Cima, sua construção foi iniciada em 1773 em substituição a que existia no mesmo local. Quando concluída, teve a fachada modificada para dar lugar à torre central, de autoria do mestre Manuel Francisco de Araújo.

Destaque para o medalhão do pórtico na fachada da Igreja esculpido em pedra-sabão, representando a Virgem com os braços abertos, que estende seu manto em proteção aos escravos dos mouros.









Do pátio da igreja nos deparamos com uma das mais belas vistas da cidade e ficamos encantados com tudo o que pode ser visto lá de cima. Além do pico do Itacolomi, também é possível avista a Igreja de São Francisco de Paula.


















A noite Ouro Preto fica ainda mais bela, suas igrejas e sua arquitetura encantam a todos que visitam a cidade.


Ao chegar na esquina nos deparamos com as encantadoras igrejas das Mercês (de cima) e a Igreja de São Francisco de Paula sendo mostrada bem ao fundo.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

Destaca-se na paisagem montanhosa da cidade, a Igreja de São Francisco de Paula, conhecida como São Chico de Cima foi construída de 1804 a 1898. Trata-se da construção mais recente de Ouro Preto, cujo projeto, de autoria do sargento-mor Francisco Machado da Cruz, manteve-se praticamente inalterado até a sua conclusão, seguindo padrão do Barroco mineiro e do Rococó. No centro do altar encontra-se a imagem de São Francisco de Paula, obra de Antônio Francisco Lisboa, O Aleijadinho.
Do adro da Igreja observa-se uma bela vista panorâmica da cidade.

IGREJA VISTA DE VÁRIOS PONTOS





Aqui está uma das vistas mais reproduzidas da cidade (muitos turistas fazem fotos desse ponto) aqui é possível avistar uma das tantas ladeiras da cidade.

IGREJA DE SÃO JOSÉ (antiga capela imperial)

Construção iniciada por volta de 1753 e concluída em 1811. Substituiu a primitiva capela de 1730, construída na atual Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, tendo funcionado anteriormente na Matriz Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias (atualmente  Santuário).

Os riscos do retábulo da capela- mor são de autoria de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que foi juiz da irmandade. A fachada permaneceu a mesma até 1856, quando a irmandade decidiu reformá-la. Pedras foram trazidas do Pico do Itacolomi para os cunhais da torre e os enquadramentos das janelas. Também o novo telhado foi executado.

A sua direita, encontra-se o cemitério onde foi enterrado o poeta Bernardo Guimarães. (Guia Cultural Trem da Vale, 2a Edição-2013). Fechada por 20 anos, foi restaurada e reaberta à comunidade em 02 de dezembro de 2012. Atualmente todas as quartas-feiras há celebração de missa após a novena às 18h30.


BASÍLICA MENOR DE NOSSA SENHORA DO PILAR

Erguida em torno de Capela dos primeiros anos do século XVIII, sob invocação de Nossa Senhora do Pilar, foi Inaugurada em 1733 apesar de não estar concluída. Nesse ano, foi realizada a transladação do Santíssimo Sacramento, que saiu da Capela do Rosário para a nova Matriz do Pilar em um cortejo, o famoso Triunfo Eucarístico, evento de maior pompa do periodo aurífero. Considerada uma das Igrejas mais ricas de Minas Gerais, tem em seu interior toda a pintura folheada a ouro. Sua planta é atribuída ao arquiteto Pedro Gomes Chaves. Em 2012 foi elevada a Basílica. Abriga o museu de Arte Sacra de Ouro Preto, que reúne imagens, documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento.

Museu de Arte Sacra, no Interior da Igreja - Integra o Museu de Arte Sacra, o conjunto dos bens integrados da Igreja Matriz do Pilar e os bens da exposição permanente. Na exposição permanente, os bens estão selecionados e classificados nas seguintes mostras: a prata em Minas Gerais, objetos litúrgicos e irmandades religiosas, iconografia religiosa, Aleijadinho, Nossa Senhora do Pilar, triunfo eucarístico, quaresma e semana santa, pintura religiosa e sacristia.

































IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

Construção de 1766, concluída em 1772. Projeto de Manuel Francisco Lisboa, posteriormente modificado por seu filho Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Destaque pra as torres - coroamento em forma de sino arrematado por pequena pirâmide em obelisco, como na Igreja de São Francisco de Assis.

Antes de 1766, existia uma capela erigida pelos devotos de Santa Quitéria desde 1710. A imagem de Santa Quitéria encontra-se no trono, logo abaixo da imagem de Nossa Senhora do Carmo. O douramento dos altares laterais, os dois púlpitos e o douramento do frontão do corpo da Igreja foram realizados por Manoel da Costa Ataíde. Os dois altares laterais de São João e Nossa Senhora da Piedade e o Lavabo de pedra-sabão são atribuídos ao Aleijadinho. Destaque para a presença de dez painéis de azulejos portugueses.

Ao lado da Igreja, na casa do Noviciado, onde o Aleijadinho viveu seus últimos anos, hoje funciona o Museu do Oratório. Anexo à Igreja encontra-se o cemitério, construção iniciada em 1801 e terminada em 1861.
































 
O salão que fica ao fundo da igreja também é muito bonito, tem diversas imagens e móveis de época.






Observar as vistas das janelas, sacadas e varandas dos casarios e igrejas é algo que realmente nos encantou, como são belas as vistas dessa cidade histórica.




É muito comum encontrar nas cidades históricas "cemitérios integrados as Igrejas" (é possível ver nessas fotos e em algumas outras aqui em nossa publicação). Tal situação vem do fato de que até o século XIX ser enterrado ao lado das igrejas ou até mesmo em seu altar era sinônimo de status no Brasil.





Mais e mais vistas encantadoras de maravilhosa Ouro Preto





A Rua São José é outro ponto turístico obrigatório da cidade, essa rua também é conhecida como a rua dos Bancos, pois é o local onde os bancos possuem suas filiais em Ouro Preto. É uma das ruas mais preservadas da cidade, uma curiosidade é que esta é uma das poucas ruas que não possuem ladeira, sendo totalmente plana. Outra curiosidade é que aqui fica a Casa de Tiradentes. Vale a pena conhecer.
























Falar de Minas Gerais é o mesmo que falar de montanhas e ao falar de Ouro Preto é impossível não lembrar de suas ladeiras




































































CHAFARIZ DOS CONTOS OU DE SÃO JOSÉ

O Chafariz dos Contos está localizado na Praça Reinaldo Alves de Brito, próximo à Casa dos Contos, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Construído em 1745, faz parte do patrimônio público, tendo como órgão responsável, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Erguido em arenito do Itacolomi, a inscrição latina "Is quae potatum cole gens pleno ore Senatum, securi ut sitis nam jacit ille sitis", significa: "Povo que vais beber, louva de boca cheia o Senado, porque tens sede e ele faz cessar a sede", demonstrando que o Senado da Câmara, como administrador impessoal, e não o Governador, entregou à população esta obra de utilidade pública.

Construído de alvenaria de pedra rebocada e partes aparentes em cantaria, é de um barroco robusto. Ao centro do grande paredão desenvolve-se uma composição composta, basicamente, de duas grandes e largas volutas de cantaria, em curvas e contracurvas, com o espaço no qual se insere uma grande concha barroca apoiada numa bacia esculpida.

 

A cultura e a arte estão presentes em cada cantinho da cidade


Aproveitamos nossa passagem pela rua São José para saborear aquela deliciosa comida mineira, o restaurante escolhido foi o Sótão, comida maravilhosa, preço justo e ótimo atendimento

 




Falando em comida... Precisamos falar do restaurante Adega Ouro Preto, Ficamos encantados, apaixonados e maravilhados com a comida, o atendimento e clima e as sensações maravilhosas que tivemos nesse local. Tudo perfeito com preço justo.





Escolhemos esse restaurante para o jantar e aqui tivemos alguns dos melhores momentos de nossa viagem.




Aqui está uma vista inesquecível, foi maravilhoso jantar observando cada detalhe dessa cidade espetacular




Comida de dar água na boca

Conforme já adiantamos no início da publicação, Ouro Preto é uma cidade cheia de energia, história, cultura, gastronomia e muito mais. Ficou gravada em nossas lembranças e sabemos que assim que possível estaremos lá mais uma vez para conhecer tudo o que não tivemos oportunidade de ver nesses poucos dias que passamos por lá...Claro que também iremos aproveitar para rever tudo o que nos encantou... Ouro Preto é assim, encantadora, marcante e inesquecível... Sempre vai deixar gostinho de quero mais.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES

CAMPING CHAPADA
 
 Valor Diária De Camping Por Pessoa
R$ 30,00 (Adultos) 
(verificar dias de funcionamento, tarifas e condições diretamente com o camping)
 

 DISTÂNCIAS
  Ouro Preto - MG / Águas de Lindóia - SP - 574 km
Ouro Preto  - MG / São Paulo - SP - 671 km
   Ouro Preto - MG / Campinas - SP - 665 km
Ouro Preto  - MG / Belo Horizonte - MG - 98  km

Contato Camping Chapada

Fone / Celular WhatsApp
(0xx31) 9 9914 0716
 
 
Endereço:
Vila Chapada, 380 - Chapada Ouro Preto/MG
 
Por enquanto é só isso amigos... Em breve mais postagens sobre nossas viagens e avaliações dos locais onde já nos hospedamos...
Gostou de nossa postagem? Comente!!!!
Compartilhe em seu Facebook
Até a Próxima...
 
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/barraqueirossp

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO FACEBOOK
  https://www.facebook.com/groups/barraqueirossp/

SIGA NOSSO INSTAGRAM
https://www.instagram.com/barraqueirossp/

Acampar é Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado Pelo Comentário Querido Amigo... Seus Comentários Nos Incentivam A Postar Mais e Mais ;) Obrigado de Coração... Um Abraço Dos Barraqueiros...